quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Liberte-se! Pense...

Hoje vim com essa frase da cabeça no ônibus de volta para casa.
Quantas vezes você já se sentiu preso por uma maneira de pensar, por um conceito tão firmemente formado em sua cabeça que não conseguia ver outras possibilidades, não havia nem mesmo uma cogitação de outras hipóteses. Muitas vezes? Algumas? Sempre?
Nesse momento poderia dizer para você mesmo se tem algum conceito assim ai? Seja um conceito religioso, político, social, pessoal...qualquer tipo de conceito. Eu sempre topo com esses tipos de conceitos em mim, só percebo quando paro e penso:

“Calma, quem foi que disse que é assim? Por que é assim? Desde quando? Por que nunca pensei de outra maneira?”.

Acho que o mais recente foi sobre magia, conversando com uma amiga sobre a representação dos quatro elementos, ela me perguntou:

“Por que o sal é Terra, ele não vem da água?”.

Então, essa que vos fala, parou, pensou e disse

"Putz, é mesmo! Por que?”.

Corri então para o Deus Supremo da Informação: Google. Descobri que é assim porque a terra é feita basicamente de sais minerais. Simples, não? E eu não sabia, mas sempre disse que o sal representava a Terra.
Fico aqui pensando, quantas coisas perdemos de saber por comodidade, pelo costume de aceitar tudo pronto, por, até mesmo por achar, inconscientemente, que está certo e pronto. Imagine, quantos conceitos errados estão impregnados em nós por esses mesmos motivos! Para mim é, de certa forma, assustador isso. Sinto-me estúpida, como um cavalo que só vê o que está à frente, uma linha reta sem sentido! Eu quero mais, quero a panorâmica! E você? Enxerga todo o quadro?!

------------------------------------------------------------

Só hoje descobri que o Blogger não tem resposta ao comentário (se tem não achei!) - Alguém sabe como posso mudar isso? Só com o Haloscan msm?
Por isso vou responder ao comentários aqui, no post mesmo!

Batida Zero (Alex!): É isso mesmo, vida. 'Neném' e tantas outras palavras que não sabemos o significado real! - Para quem não sabe 'neném' é 'sujo' em tupi-guarani...uhum, isso mesmo, quando você chamava aquela coisinha fofo de neném, estava na verdade, chamando de sujo!

Gioconda: São mágicos mesmo, incomodam um pouco, mas o saber liberta! rs Bjs

*Lusinha*: Acho que abrir a cabeça sempre ajuda, em todas as situações, mas nem sempre é fácil! Bjs

Vitória Hellsing: O problema é quando não percebemos que estamos acomodados!

Carol_0205: Verdade! Saber parece um vício! E cada detalhe novo é uma dose a mais, que nos obriga a sempre querer mais, saber mais! Depois que se está nisso, mesmo que se queira, é difícil, se não impossível, ignorar! Bjos

Tathiana: Se você tem consciência disso é porque já está livre para pensar rsrs!! Bjos!

8 comentários:

BATIDA ZERO disse...

pode-se considerar va parada do nenem?

Gioconda disse...

Oi Ro...gostei do que vc escreveu...é, as vezes me sinto assim, como se nunca tivesse parado para me questinoar certas coisas. E estes momentos são mágicos! Como aprendemos sobre nós mesmos!
bjs

*Lusinha* disse...

Abrir os pensamentos pode nos ajudar em muitas outras situações... Só que nem sempre é fácil...
Bjitos!

Vitória Hellsing disse...

Acredite, o mundo é dos curiosos! A dúvida é sinal de vida, de conhecimento. Sábio é aquele que sempre busca as respostas. Sábio é aquele que não se acomoda do acomodado.

Vitória disse...

http://lencoldecetim.zip.net

carol_0205 disse...

adorei seu texto! sinto isso tb com regularidade, acho ainda q isso náo tem volta, qdo comecamos a nos questionar e questionar as supostas verdades q nos cercam, nunca mais conseguimos ignorar... nao conseguimos parar de pensar... bj

Tathiana disse...

Que nada... Tô consciente de que enxergo parte bem pequena... rs. MAs gosto de vislumbrar o que meus olhos e minha mente conseguirem alcançar! Beijos.

Lizzie disse...

Sabes, pensamento é liberdade!
Conceitos nascem e morrem, liberdade se tira. Mas o pensamento jamais, é a única posse que não nos podem retirar!
Beijão

www.lizziepohlmann.com